SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue5The influence of the organizational structure on the internal controls of a foundation for cancer research, prevention and care in the interior of the state of São Paulo, BrazilColiforms in the water supply of fast-food chains in the Metropolitan Region of Recife, in the state of Pernambuco (Brazil) author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

FERREIRA, Dennis de Carvalho et al. Estudo de validação de uma escala de qualidade de vida em um grupo de pacientes pediátricos infectados pelo HIV. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, n.5, pp. 2643-2652. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000500034.

Atualmente, com o advento da terapia antirretroviral potente e o aumento da sobrevida dos pacientes pediátricos infectados pelo HIV, a busca da promoção de uma melhor qualidade de vida deve ser o foco principal na atenção a crianças vivendo com HIV/Aids. Torna-se necessária a utilização de um instrumento adequado a este grupo visando à investigação e à avaliação da sua qualidade de vida. Este estudo objetivou realizar validação da Escala de Qualidade de Vida da Criança em crianças infectadas pelo HIV atendidas em Serviços de Sida/Aids do Rio de Janeiro (RJ). Esta escala é composta de 26 perguntas e sua aplicação ocorreu em 100 crianças entre quatro e 12 anos e seus responsáveis. A análise estatística realizada utilizou correlações canônicas, intervalo de con­fiança e teste c2. O ponto de corte obtido foi 49; a consistência interna expressa por um alfa de Cronbach da ordem de 0,73 para as crianças e 0,67 para os responsáveis. O perfil de resposta demonstrou satisfação elevada para itens como férias e aniversário, e os de menor satisfação foram internação e brincar sozinho. Conclui-se que a escala apresentou medidas psicométricas satisfatórias, tornando-se um instrumento confiável, consistente, válido e recomendável de mensuração da qualidade de vida de crianças infectadas pelo HIV.

Keywords : Qualidade de vida; Crianças; Infecção pelo HIV; Autoquestionário; Validação.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English