SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue6Evidence of the public-private mix in healthcare systems in countries with duplicated coverage: greater inequities and segmentation in National Health SystemsGovernance and political economy of PHC policies in Latin America author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

SILVA, Silvio Fernandes da. Organização de redes regionalizadas e integradas de atenção à saúde: desafios do Sistema Único de Saúde (Brasil). Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, n.6, pp. 2753-2762. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000600014.

O artigo refere-se às causas da segmentação/fragmentação na atenção à saúde e aos benefícios da integração e constituição de redes para racionalizar gastos, otimizar recursos e promover uma atenção condizente com as necessidades dos usuários. Tem como principal objetivo analisar os desafios presentes no Sistema Único de Saúde para promover uma melhor integração entre os serviços e organizar redes. Entre os desafios abordados, destacam-se os relacionados à insuficiência de recursos decorrentes do baixo financiamento público, aos processos de formação e educação e seus reflexos na disponibilização dos profissionais para o sistema público e às dificuldades inerentes à descentralização de ações e serviços de saúde no contexto do pacto federativo brasileiro. O artigo conclui que, além de esforços para enfrentar esses desafios, a organização de redes regionalizadas e integradas no SUS depende de aperfeiçoamento na gestão intergovernamental nas regiões de saúde para qualificar a pactuação de responsabilidades entre as esferas de governo e de qualificação da atenção primária à saúde para coordenar o cuidado e ordenar sua continuidade nos outros níveis do sistema.

Keywords : Redes de atenção à saúde; Regionalização; Assistência integral à saúde; Atenção primária à saúde; Sistema Único de Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese