SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue6The influence of sociosanitary conditions on the quality of life of the elderly in a municipality in the Southeast of Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

FOSTER, Warren G.; MAHARAJ-BRICENO, Serena  and  CYR, Daniel G.. Mudanças induzidas por dioxina na contagem epididimal de esperma e espermatogênese. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, n.6, pp. 2893-2905. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000600027.

Uma única exposição in utero a 2,3,7,8-tetrachlorodibenzo-p-dioxin (TCDD) no 15º dia de gestação diminuiu a contagem de esperma epididimal em ratos adultos e por isso foi utilizada para estabelecer uma dosagem diária tolerável para TCDD. No entanto, diversos laboratórios não conseguiram reproduzir esses resultados. Além disso, relatórios conflitantes dos efeitos de TCDD na produção diária de esperma sugere que espermatogênese pode não ser tão sensível aos efeitos adversos do TCDD como antes se pensava. Foi feita uma pesquisa no PubMed usando termos de pesquisa relevantes, relacionados à exposição à dioxina com efeitos adversos na reprodução e na espermatogênese. Exposição em desenvolvimento ao TCDD é consistentemente relacionada à diminuição da contagem da cauda epididimal de esperma, mas não apoia a conclusão de que a espermatogênese é afetada. Os mecanismos por trás da diminuição da contagem de esperma epididimal são desconhecidos; no entanto, contestamos que a função epididimal é a chave para efeitos adversos do TCDD.

Keywords : Desenvolvimento; Dioxina; Endócrino; Reprodução; Espermatogênese.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English