SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue6Dioxin-induced changes in epididymal sperm count and spermatogenesisThe impact of chronic disease on the quality of life of the elderly in São Paulo (SP, Brazil) author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

PEREIRA, Renata Junqueira et al. Influência de fatores sociossanitários na qualidade de vida dos idosos de um município do Sudeste do Brasil. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, n.6, pp. 2907-2917. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000600028.

Este estudo teve como objetivo avaliar as condições sociossanitárias e o impacto das delas na qualidade de vida de idosos residentes no município de Teixeiras (MG), na região Sudeste do Brasil. Foram aplicados dois questionários: um criado especificamente para caracterizar a população quanto às características sociossanitárias, e o WHOQOL-bref para avaliar a qualidade de vida. A associação entre as características sociossanitárias e os escores de qualidade de vida foi analisada por meio de análises de regressão logística. Dentre as variáveis mais fortemente associadas aos escores de qualidade de vida destacaram-se: utilização de medicamentos, necessidade de cuidados médicos, ausência de cobertura por plano de saúde privado, presença de comorbidades, problemas do sono e aposentadoria. Os resultados do estudo apontam os fatores sociossanitários citados como fatores de risco para baixos escores de qualidade de vida no idoso, o que deve ser considerado ao se estabelecerem estratégias e políticas voltadas a esse grupo populacional.

Keywords : Envelhecimento; Qualidade de vida; Saúde; WHOQOL-bref.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese