SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue6Understanding the elderly user of auditory prosthesesFalls and associated factors in institutionalized elderly people in Pelotas (RS, Brazil) author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Ciência & Saúde Coletiva

On-line version ISSN 1678-4561Print version ISSN 1413-8123

Abstract

PASKULIN, Lisiane Manganelli Girardi; VALER, Daiany Borghetti  and  VIANNA, Lucila Amaral Carneiro. Utilização e acesso de idosos a serviços de atenção básica em Porto Alegre (RS, Brasil). Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, n.6, pp.2935-2944. ISSN 1678-4561.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000600031.

Trata-se de um estudo transversal realizado no segundo semestre de 2004 por meio de inquérito domiciliar com 292 idosos do distrito Noroeste de Porto Alegre (RS), selecionados por amostra probabilística. Teve por objetivos: descrever a utilização e acesso geográfico de idosos a serviços de atenção básica (SAB) e analisar a associação entre variáveis de interesse do estudo e a utilização dos SAB. Realizou-se análise descritiva e bivariável. Os resultados mostraram que os SAB foram utilizados por 49,7% dos idosos, motivados por sua localização, qualidade e "gratuidade". Os fatores associados negativamente à utilização do SAB foram "escolaridade" e o fato de "perceber-se saudável", e a variável associada positivamente foi "autorrelato de dano crônico". Idosos expostos a situações de fragilidade relacionadas às condições econômicas e de saúde foram os que mais utilizaram um SAB, demonstrando sinais de equidade do sistema. No entanto, é necessário ampliar a cobertura àqueles que não conseguem acesso, bem como as estratégias de atenção para dar conta da heterogeneidade de demandas desse grupo etário.

Keywords : Acesso aos serviços de saúde; Idoso; Saúde do idoso; Serviços de saúde; Atenção Primária (Básica) à Saúde; Envelhecimento populacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )