SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue6Understanding the elderly user of auditory prosthesesFalls and associated factors in institutionalized elderly people in Pelotas (RS, Brazil) author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

PASKULIN, Lisiane Manganelli Girardi; VALER, Daiany Borghetti  and  VIANNA, Lucila Amaral Carneiro. Utilização e acesso de idosos a serviços de atenção básica em Porto Alegre (RS, Brasil). Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, n.6, pp. 2935-2944. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000600031.

Trata-se de um estudo transversal realizado no segundo semestre de 2004 por meio de inquérito domiciliar com 292 idosos do distrito Noroeste de Porto Alegre (RS), selecionados por amostra probabilística. Teve por objetivos: descrever a utilização e acesso geográfico de idosos a serviços de atenção básica (SAB) e analisar a associação entre variáveis de interesse do estudo e a utilização dos SAB. Realizou-se análise descritiva e bivariável. Os resultados mostraram que os SAB foram utilizados por 49,7% dos idosos, motivados por sua localização, qualidade e "gratuidade". Os fatores associados negativamente à utilização do SAB foram "escolaridade" e o fato de "perceber-se saudável", e a variável associada positivamente foi "autorrelato de dano crônico". Idosos expostos a situações de fragilidade relacionadas às condições econômicas e de saúde foram os que mais utilizaram um SAB, demonstrando sinais de equidade do sistema. No entanto, é necessário ampliar a cobertura àqueles que não conseguem acesso, bem como as estratégias de atenção para dar conta da heterogeneidade de demandas desse grupo etário.

Keywords : Acesso aos serviços de saúde; Idoso; Saúde do idoso; Serviços de saúde; Atenção Primária (Básica) à Saúde; Envelhecimento populacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese