SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue6Prevalence of housebound elderly people in the urban region of Belo Horizonte (Minas Gerais, Brazil)The reality of the oral/dental health of the elderly in the Brazilian Southeast author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

SANTOS-PINTO, Cláudia Du Bocage; COSTA, Nilson do Rosário  and  OSORIO-DE-CASTRO, Claudia Garcia Serpa. Quem acessa o Programa Farmácia Popular do Brasil? Aspectos do fornecimento público de medicamentos. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, n.6, pp. 2963-2973. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000600034.

Em 2004, o Governo federal lançou o Programa Farmácia Popular do Brasil, que surge como uma inovação para a política pública de assistência farmacêutica através da adoção do copagamento como estratégia de ampliação do acesso a medicamentos. O trabalho analisou o modelo inicial do Programa, baseado na implantação das unidades de dispensação de medicamentos. Os dados foram obtidos por entrevistas com atores-chave, análise documental e registros de atendimentos. A análise permitiu identificar a origem da população que utiliza o Programa e descrever o perfil de utilização dos medicamentos dispensados. Os resultados demonstraram grande expansão da rede e do número de atendimentos. Observou-se grande demanda por parte dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Do ponto de vista do pacto federativo, o Programa Farmácia Popular do Brasil reedita o modelo de compra centralizada de medicamentos essenciais, que, na lógica do sistema público descentralizado, está sob responsabilidade de provisão dos estados e municípios. As evidências apontam para problemas com a provisão descentralizada, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, fazendo com que a população usuária do SUS recorra ao PFPB para provisão dos medicamentos que não logram obter nas unidades públicas de dispensação.

Keywords : Medicamentos essenciais; Acesso; Copagamento; Descentralização; Programas governamentais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese