SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue6The reality of the oral/dental health of the elderly in the Brazilian SoutheastAn overview of South-South Cooperation on Health author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

FERREIRA, Vanessa Alves  and  MAGALHAES, Rosana. Práticas alimentares cotidianas de mulheres obesas moradoras da Favela da Rocinha (Rio de Janeiro, RJ, Brasil). Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, n.6, pp. 2983-2991. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000600036.

O presente artigo apresenta conclusões de uma pesquisa desenvolvida na Ensp/Fiocruz, como parte do curso de mestrado. A pesquisa teve como um dos objetivos investigar as práticas alimentares de mulheres moradoras da Favela da Rocinha (Rio de Janeiro, RJ) na perspectiva socioantropológica. Os resultados revelaram que a alimentação do grupo era monótona, com poucas variações do cardápio composto basicamente por arroz, feijão, açúcares e gorduras. Observamos ainda a rejeição aos produtos industrializados e enlatados. Este padrão de consumo alimentar parece se aproximar da cultura alimentar brasileira, revelando a preservação da identidade nacional a partir da alimentação. Dessa forma, há necessidade de superar pressupostos em torno da relação entre consumo alimentar e obesidade, especialmente no que diz respeito à ideia predominante de mudanças na dieta com a incorporação de uma dieta "moderna" ou "ocidental" que permeia grande parte dos estudos no campo da nutrição no Brasil. Nessa direção, sinalizamos a necessidade de resgatar a abordagem multidimensional para os estudos sobre alimentação e nutrição no país. Tal proposta implica a superação de quadros conceituais restritos e a construção de novas agendas de investigação.

Keywords : Antropologia; Nutrição; Práticas alimentares; Obesidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese