SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 suppl.1Ethical issues in a market dispute between clinical laboratories and a health plan: case report author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

PORTO, Dora  and  GARRAFA, Volnei. A influência da Reforma Sanitária na construção das bioéticas brasileiras. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, suppl.1, pp. 719-729. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000700002.

Este artigo de revisão reconstrói em linhas gerais o caminho percorrido pela bioética brasileira na formulação de linhas autóctones de estudo e pesquisa a partir da relação entre essas linhas e o processo histórico e social que consolidou a Reforma Sanitária no país. Foram selecionados os trabalhos e perspectivas teóricas que se propõem a atuar no mesmo âmbito, a dimensão social; que se referem a grupos ou segmentos particularmente vulneráveis; que questionam as relações de poder a partir da identificação das desigualdades sociais, bem como as voltadas para os mesmo parâmetros norteadores, os tratados de direitos humanos, ou ainda aquelas que incluem no rol de sua temática a discussão sobre a qualidade de vida. A apresentação destas distintas visões da bioética brasileira está circunscrita aos pontos tangenciais específicos acima relacionados e orientada cronologicamente a partir da criação do termo "bioética" nos meios acadêmicos estadunidenses.

Keywords : Bioética; Sociedade; Reforma Sanitária; Direitos humanos; Desigualdade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese