SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 suppl.1Deafness, social network and social protectionDeficiency and BPC: what changes in the lives of people assisted? author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

LUQUETTI, Daniela Varela  and  KOIFMAN, Rosalina Jorge. Vigilância epidemiológica em anomalias congênitas: Brasil e Estados Unidos. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, suppl.1, pp. 777-785. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000700008.

O impacto das anomalias congênitas na sociedade vem aumentando substancialmente nas últimas décadas nos países onde ocorreu a diminuição da mortalidade infantil por outras causas. A vigilância epidemiológica em anomalias congênitas representa uma importante fonte de informação para o planejamento de políticas de saúde e alocação de recursos. Neste artigo, os potenciais usos, opções de metodologia, limitações e questões de políticas de saúde relacionadas à vigilância epidemiológica em anomalias congênitas são abordados. Além disso, os programas dos Estados Unidos e Brasil são descritos e comparados para ilustrar sistemas em dois países com sistemas de saúde e alocação de recursos para as anomalias congênitas claramente diferentes. Finalmente, apresentamos propostas de medidas para melhorar os sistemas existentes em ambos os países, focalizando na utilização de recursos pré-existentes.

Keywords : Anomalias congênitas; Vigilância epidemiológica; Sistemas de informação em saúde.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English