SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 suppl.1Complexity: an introductionDetermination and causality in Public Health: some considerations on its epistemological foundations author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

IANNI, Aurea Maria Zöllner. Desafios para um novo pacto sanitário: biotecnologia e risco. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, suppl.1, pp. 837-846. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000700015.

Este artigo discute a incorporação e o uso da biotecnologia na Saúde Pública, no contexto da sociedade de risco. Tendo por referência autores da teoria social contemporânea, analisam-se as implicações das práticas biotecnológicas. O artigo está dividido em três partes. Na primeira, são apresentados alguns exemplos de manipulação biológica desenvolvidos no âmbito da saúde e as consequências da utilização dessas técnicas na dinâmica ecológica das populações envolvidas. A partir desses exemplos, discute-se o que vem a ser esses seres biologicamente modificados, híbridos, e como ocorre sua incorporação nas práticas sociais, especialmente as de Saúde Pública. A segunda parte apresenta o referencial teórico utilizado para análise, que situa a sociedade contemporânea na etapa reflexiva da modernização e que tem na sociedade de risco uma de suas configurações. A última parte do artigo problematiza os usos da biotecnologia em saúde, mais especificamente em Saúde Pública, abordando os aspectos de risco dessa aplicação, propondo o necessário debate sobre um outro pacto sanitário.

Keywords : Biotecnologia; Saúde pública; Híbridos; Ciências sociais; Ciências naturais; Sociedade de risco.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese