SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 suppl.1Determination and causality in Public Health: some considerations on its epistemological foundationsPhysical activity based on the new health promotion perspective: contradictions of an institutional program author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

SANTOS, Letícia Rosa; LEON, Casandra Genoveva Rosales Martins Ponce de  and  FUNGHETTO, Silvana Schwerz. Princípios éticos como norteadores no cuidado domiciliar. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, suppl.1, pp. 855-863. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000700017.

O cuidado domiciliar é uma estratégia de atenção à saúde que visa enfatizar a autonomia do paciente, bem como realçar habilidades funcionais em seu contexto domiciliar. O objetivo é refletir a observância dos princípios éticos no cuidado domiciliar, na modalidade de assistência domiciliar. O estudo é do tipo exploratório descritivo, contemplando uma revisão crítica da bibliografia, segundo a análise de conteúdo de Bardin. O cuidado domiciliar vem se tornando imprescindível para reduzir custos hospitalares, permanência hospitalar, número de reinternações e o número de complicações clínicas, bem como o aumento da participação da família no cuidado ao paciente, proporcionando uma melhor qualidade de vida. Entretanto, é necessário levar em consideração a finalidade e qualidade desta assistência prestada, analisando-a sob a ótica dos princípios éticos, de modo a não tornar este tipo de cuidado benéfico apenas para uma das partes, e sim um bem comum a todos os sujeitos envolvidos nesse cuidado.

Keywords : Enfermagem; Ética; Cuidado domiciliar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese