SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 suppl.1Physical activity based on the new health promotion perspective: contradictions of an institutional programPrimary health care - the "apple of the eye" of SUS: about social representations of the protagonists of the Unified Health System author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

MARZARI, Carla Kowalski; JUNGES, José Roque  and  SELLI, Lucilda. Agentes comunitários de saúde: perfil e formação. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, suppl.1, pp. 873-880. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000700019.

A pesquisa discute o perfil e a formação dos agentes comunitários de saúde. Não existe ainda clareza sobre o tipo de profissional necessário e a formação adequada para o desempenho da função. Trata-se de um estudo de caso com metodologia exploratória e abordagem qualitativa. A coleta de dados foi com grupo focal formado por dez agentes, selecionados intencionalmente entre aqueles com mais tempo de serviço nas Equipes da Estratégia Saúde da Família do município de Santa Maria (RS). As discussões foram gravadas e transcritas. Os dados foram trabalhados através da análise de conteúdo. Os resultados apontaram para algumas questões centrais sobre a identidade dos agentes: integração na equipe de saúde, inserção na comunidade, perfil e formação. O perfil que emerge da pesquisa não é diferente daquele proposto pelo Ministério da Saúde. No entanto, o diferencial é a busca por profissionalização, iniciativa assumida pelo próprio agente, efetivada e pautada pela realidade que ele enfrenta a partir da sua atuação. As lacunas percebidas na sua formação levam o agente a construir sua própria identidade profissional, pautada mais pelo aspecto técnico do conhecimento científico do que pela sua competência social como agente comunitário.

Keywords : Estratégia Saúde da Família; Agente comunitário de saúde; Equipe de saúde; Comunidade; Perfil; Formação; Profissionalizar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese