SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 suppl.1Primary health care - the "apple of the eye" of SUS: about social representations of the protagonists of the Unified Health SystemThe development of competences on primary health care: experience in the Huka-Katu project author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

GOMES, Francisco Maglionio  and  SILVA, Marcelo Gurgel Carlos da. Programa Saúde da Família como estratégia de atenção primária: uma realidade em Juazeiro do Norte. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, suppl.1, pp. 893-902. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000700021.

Este estudo analisa as práticas e organização do Programa Saúde da Família, no município de Juazeiro do Norte a partir da discussão dos elementos que caracterizam a atenção primária, segundo proposto por Starfield. O contexto teórico entende a atenção primária como o nível de atenção organizado através dos atributos: primeiro contato, longitudinalidade, integralidade, coordenação. É uma pesquisa qualitativa, utilizando-se as técnicas de grupos focais, entrevistas semi-estruturadas e a observação não participante em oito unidades de saúde da família no município. Há dificuldades de acesso ao atendimento nas unidades primárias, provocadas por barreiras estruturais impostas para a organização da atenção, representadas por excesso de clientela para cada equipe e disponibilidade reduzida do profissional médico. A pouca capacidade resolutiva das unidades de saúde, associada à ausência de mecanismos de coordenação, ou de continuidade da assistência, prejudicam a integralidade da atenção, pela carência de um sistema de referência e contrarreferência efetivo. Considerando-se que exista adscrição compulsória da população às unidades de saúde do PSF, este nível de atenção, no município estudado, se apresenta como um modelo tradicional médico-hegemônico, de práticas curativas, associadas à priorização dos programas verticais do Ministério da Saúde.

Keywords : Atenção primária à saúde; Políticas de saúde; Programa Saúde da Família.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese