SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 suppl.1Family health program as a strategy of primary attention: a reality at Juazeiro do NorteThe evaluation of self-care workshops to carriers of chronic periodontitis: taking care of users and dentists author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

MESTRINER JUNIOR, Wilson; MESTRINER, Soraya Fernandes; BULGARELLI, Alexandre Fávero  and  MISHIMA, Silvana Martins. O desenvolvimento de competências em atenção básica à saúde: a experiência no projeto Huka-Katu. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, suppl.1, pp. 903-912. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000700022.

O artigo explora a possibilidade de integração no processo de aprendizagem à rede de serviços de saúde do subsistema de saúde indígena integrante do Sistema Único de Saúde e colabora com o processo de formação profissional na área da saúde. Enfatiza também que a concepção pedagógica e as metodologias de ensino-aprendizagem são temas importantes para o desenvolvimento das competências dos novos profissionais da saúde. Com isto, o objetivo deste artigo é apresentar, através da análise descritiva, o contexto em que se desenvolve o processo preparatório para o estágio optativo "Projeto Huka-Katu - a FORP-USP no Xingu", ressaltando os aspectos cognitivos presentes na proposição de ações voltadas para a atenção primária. Considera-se ainda que as competências requeridas para o trabalho do cirurgião-dentista na atenção básica à saúde se constituem em um suporte (base) para a construção do SUS, sendo que estas competências devem atender as necessidades de articulação da prática e da educação, em uma perspectiva do cuidado à saúde.

Keywords : Educação em odontologia; Educação em saúde bucal; Formação de recursos humanos; Competência profissional; Atenção básica à saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese