SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 suppl.1The evaluation of self-care workshops to carriers of chronic periodontitis: taking care of users and dentistsMale users' and primary care services health professionals' conceptions of gender and possible impacts on men's health,São Paulo, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

VON HELD, Almir de Amorim; LOPES, Marianna Soares Chaves; SA, Sônia Maria Neves Bittencourt de  and  PORTO, Dora de Oliveira e Silva. Percepção de saúde na etnia Guarani Mbyá e a atenção à saúde. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, suppl.1, pp. 923-933. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000700024.

O artigo resulta de pesquisa qualitativa sobre a percepção de saúde da etnia Guarani Mbyá, realizada em três aldeias no Rio Grande do Sul e uma em Santa Catarina. As características culturais da etnia foram pesquisadas na literatura, observadas no trabalho de campo e confirmadas nas vinte entrevistas abertas realizadas com membros das comunidades e profissionais de saúde da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) que responde pela assistência básica às aldeias. Os resultados mostram que os Mbyá consideram o choque cultural com a sociedade envolvente o principal fator de adoecimento, enfatizando a importância de preservar e valorizar seu modo de vida tradicional para a manutenção da saúde de indivíduos e coletividades. Os dados permitem associar suas representações sobre saúde aos problemas fundiários e de justiça social vivenciados pelos grupos. Apontam a importância de aprimorar a formação dos quadros técnicos de saúde, especificamente no que diz respeito à compreensão das diferenças interétnicas entre a cultura Mbyá e ocidental para garantir a efetividade de tratamentos e programas. A análise ressalta ainda aspectos positivos e negativos na operacionalização da assistência à saúde nas aldeias e, nas considerações finais, são apresentadas sugestões para seu aprimoramento.

Keywords : Saúde; Bioética; Estranhos morais; Contato interétnico; etnia Guarani Mbyá.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese