SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 suppl.1Perception of health among the Guarany Mbyá ethnic group and health careSocial support in the family caregiver experience author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

FIGUEIREDO, Wagner dos Santos  and  SCHRAIBER, Lilia Blima. Concepções de gênero de homens usuários e profissionais de saúde de serviços de atenção primária e os possíveis impactos na saúde da população masculina, São Paulo, Brasil. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, suppl.1, pp. 935-944. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000700025.

Estudou-se a relação do exercício das masculinidades com o cuidado em saúde para homens na atenção primária, por meio de representações e significados de usuários e trabalhadores acerca do que vem ser homem. Foram entrevistados homens usuários e profissionais de saúde de dois serviços de atenção primária. Encontrou-se uma diversidade de modelos de masculinidade que podem definir diferentes formas para pensar o cuidado de saúde dos homens. Observou-se que questões como trabalho, sexualidade, estrutura corporal, relações com as mulheres e transformações nas relações de gênero são temas importantes para os homens e devem ser consideradas nos serviços de saúde.

Keywords : Gênero e saúde; Saúde do homem; Atenção primária à saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese