SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 suppl.1Men don't come! Absence and/or invisibility in primary healthcare servicesSocial representations of homeopathy: a revision of studies produced in Espírito Santo State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

SPONCHIADO JUNIOR, Emílio Carlos  and  SOUZA, Torricelly Barreto de. Estudo da demanda ambulatorial da clínica de odontologia da Universidade do Estado do Amazonas. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, suppl.1, pp. 993-997. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000700031.

O objetivo deste trabalho foi avaliar a demanda ambulatorial da Clínica de Odontologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Foram entrevistados cem pacientes em tratamento na disciplina de semiologia; por meio de um questionário, foram coletados os dados demográficos e o perfil socioeconômico e por meio de exame clínico foram obtidos o perfil nosológico e o perfil da pressão arterial e das perdas dentais. Os resultados evidenciaram que 52% dos pacientes eram do sexo feminino, com idade predominante entre 20 e 29 anos; 48,3% com o segundo grau incompleto e 60,8% com renda mensal maior que cinco salários mínimos. Quanto à perda dental, os dentes mais acometidos foram os primeiros molares; 29% perderam o primeiro molar superior e 45%, o inferior. O perfil nosológico mais encontrado foi de 31,3% para tratamentos na área de dentística restauradora, seguida de 21% de periodontia e 19% de cirurgia. Apenas um paciente apresentava hipertensão. Concluí-se que a população predominantemente atendida foi de mulheres de classe média baixa, com nível médio de instrução e quadro odontológico precário, evidenciando muitas perdas dentais e necessitando mais de tratamentos reabilitadores do que os preventivos. Com a maior compreensão da realidade dos usuários da clínica odontológica da UEA, será possível melhorar o planejamento do atendimento e das ações para promoção de saúde.

Keywords : Demanda ambulatorial; Perfil nosológico e socioeconômico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese