SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 suppl.1The study of de ambulatory demand of de dental clinic of State University of AmazonasQuality of life related to oral health: contribution from social factors author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

FIGUEIREDO, Túlio Alberto Martins de  and  MACHADO, Vera Lúcia Taqueti. Representações sociais da homeopatia: uma revisão de estudos produzidos no Estado do Espírito Santo. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, suppl.1, pp. 999-1005. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000700032.

Este estudo buscou colocar em revista as investigações sobre as representações da homeopatia no cenário capixaba. Trata-se da análise de seis trabalhos até então produzidos nesse recorte, explorando tais representações entre os profissionais de saúde (gestores, médicos, cirurgiões-dentistas, farmacêuticos e enfermeiros) e a comunidade. No tocante à comunidade, um estudo reportou-se à sociedade em geral e outro a usuários. Ambos, no entanto, representaram a homeopatia com a idéia de tratamento natural ou fitoterápico, que se presta essencialmente para controlar ou curar alergias e outras doenças consideradas leves. No que diz respeito aos profissionais de saúde, todos os estudos, à exceção de um, reportaram-se aos alopatas. Entre esses alopatas, excetuando-se os farmacêuticos, as idéias circulantes sobre a homeopatia foram idênticas às da comunidade. A homeopatia enquanto especialidade , é um fenômeno social gerador de representações que circulam e se transformam em uma determinada sociedade. Nosso estudo considera que todos os equívocos a respeito das idéias circulantes sobre a homeopatia na comunidade e no meio científico capixaba são reminiscências históricas que remontam à chegada dessa especialidade no Brasil, perpetuadas pela sua ausência na maioria dos projetos político-pedagógicos locais dos cursos de formação em saúde.

Keywords : Homeopatia; Representações sociais; Tendências.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese