SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 suppl.1Regulation in the public health sector in Brazil: the (mis) direction of hospital care provisionCharacteristics of the emergency health service demand in Southern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

BONACIM, Carlos Alberto Grespan  and  ARAUJO, Adriana Maria Procópio de. Avaliação de desempenho econômico-financeiro dos serviços de saúde: os reflexos das políticas operacionais no setor hospitalar. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, suppl.1, pp. 1055-1069. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000700038.

Discussões acerca de condutas e procedimentos de gestão têm merecido destaque entre dirigentes de organizações da área da saúde. A avaliação econômica da saúde aborda esse tema e vêm assumindo um papel de destaque mundial, exigindo dos gestores novos desafios na busca contínua da eficiência e eficácia das atividades. O objetivo é descrever as consequências de mudanças operacionais nos indicadores econômico-financeiros de um hospital universitário público. Como metodologia, foi feito, além da pesquisa bibliográfica, um estudo de caso no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Os valores encontrados corroboram com o contexto vivido pelo hospital. Conclui-se que os custos médios apresentam comportamentos semelhantes, com tendência à estabilização, confirmando assim ganhos em eficiência. Ressalta-se, por fim, a importância da prestação de contas para a sociedade quanto ao uso do recurso público.

Keywords : Indicadores hospitalares; Indicadores econômico-financeiros; Gestão da saúde; Avaliação de desempenho.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese