SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 suppl.1Evaluation of financial performance of health services: reflections of operational policies in the hospital sectorNetworks, disease management programs, GP coordinator: analysis of recent ambulatory reforms in Germany author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

CARRET, Maria Laura Vidal; FASSA, Anaclaudia Gastal; PANIZ, Vera Maria Vieira  and  SOARES, Patrícia Carret. Características da demanda do serviço de saúde de emergência no Sul do Brasil. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, suppl.1, pp. 1069-1079. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000700039.

O objetivo deste artigo foi avaliar a demanda do serviço de saúde de emergência. Foi realizada análise descritiva de 1.647 indivíduos adultos que consultaram no serviço público de emergência de Pelotas, Rio Grande do Sul. Pessoas com mais idade, de cor não branca, menor escolaridade, sem companheiro e tabagistas consultaram mais nesse serviço, em comparação com a população em geral. Os indivíduos esperaram em média quinze minutos para serem atendidos, foi solicitado exame em mais de 40% dos atendimentos e administrado medicamento endovenoso em um terço das vezes. Idosos demoraram mais para procurar atendimento, mas foram atendidos mais rapidamente quando chegaram à emergência e tiveram mais frequentemente médico definido e suporte social. Tiveram também mais diagnósticos relacionados com o aparelho circulatório, enquanto os mais jovens consultaram mais por causas externas. A baixa média de espera pelo atendimento sugere que este serviço presta um atendimento imediato, enquanto a grande quantidade de diagnósticos mal definidos indica que o atendimento é provisório. É preciso treinar os profissionais da emergência para reduzir a solicitação de exames e assegurar que tanto o profissional quanto a população estejam conscientes da importância de uma atenção continuada.

Keywords : Demanda do serviço de saúde de emergência; Epidemiologia; Estudo transversal; Adultos e idosos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese