SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 suppl.1Networks, disease management programs, GP coordinator: analysis of recent ambulatory reforms in GermanyEvaluation of quality medication prescription of a teaching hospital author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

BAASCH, Davi  and  LANER, Aline dos Santos. Os significados do trabalho em unidades de terapia intensiva de dois hospitais brasileiros. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, suppl.1, pp. 1097-1105. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000700041.

Profissionais de saúde que trabalham em unidades de terapia intensiva (UTI) vivenciam situações complexas, em que há sofrimento decorrente do sofrimento alheio, além de outros fatores. Este artigo propôs-se a verificar os significados e a satisfação advinda do trabalho de 80 funcionários de UTI de um hospital público catarinense e de um privado fluminense. Para a coleta de dados, utilizaram-se questionários e entrevistas. Para a análise, estatística descritiva. Pode-se ressaltar que os significados do trabalho nas UTI pesquisadas orbitam em torno da noção de contribuição social e também no âmbito da responsabilidade e/ou troca. As relações sociais no trabalho se mostraram como uma dimensão central para a maioria dos pesquisados. A maior parte deles considera o trabalho não como algo negativo, mas como um dos itens mais importantes de suas vidas, ultrapassando até mesmo a ideia de remuneração dele advinda. Pôde-se observar que a compreensão dos significados atribuídos ao trabalho é uma variável essencial para se alcançar o equilíbrio emocional dos trabalhadores nos nosocômios, bem como para se entender as causas condicionantes de eventuais rompimentos deste equilíbrio, fator crucial para a promoção da saúde mental e qualidade de vida no trabalho.

Keywords : Significados do trabalho; Trabalhadores da saúde; Satisfação; Saúde mental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese