SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 suppl.1Evaluation of quality medication prescription of a teaching hospitalThe São Carlos Hospital School: assessment of its functioning by means of user satisfaction author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

ANDRADE, Maria Angélica Carvalho; ARTMANN, Elizabeth  and  TRINDADE, Zeidi Araujo. Humanização da saúde em um serviço de emergência de um hospital público: comparação sobre representações sociais dos profissionais antes e após a capacitação. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, suppl.1, pp. 1115-1124. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000700043.

Este artigo apresenta os resultados de um estudo do tipo antes e depois da capacitação em acolhimento com classificação de risco, que comparou as representações sociais de humanização da saúde entre 111 profissionais de saúde em uma unidade hospitalar de urgência e emergência. A coleta de dados foi realizada por meio da técnica de evocações livres e a análise pelo software EVOC. Os resultados mostraram modificação no significado simbólico atribuído aos termos indutores na direção da incorporação da perspectiva do direito na representação do Sistema Único de Saúde, na tradução da humanização na saúde como acolhimento e progressão da compreensão do acolhimento, do foco humanístico para a qualificação dos processos de atendimento da demanda dos usuários nas urgências e emergências. Os resultados indicam que as diferenças encontradas no núcleo central antes e após a capacitação foram decorrentes de uma aprendizagem que, ancorada em elementos periféricos, foi capaz de questionar o núcleo central e intercambiar elementos entre o sistema central e periférico, constatando a complementaridade funcional entre estes dois sistemas e as relações entre representações e práticas. Contudo, o método utilizado não permite afirmar a persistência de tais mudanças nas representações sociais dos objetos estudados, nem medir em profundidade as mudanças nas práticas cotidianas.

Keywords : Humanização da assistência; Saúde pública; Políticas de saúde; Representação social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese