SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 suppl.1Humanization health at emergency service in a public hospital: comparison on social representation of professional before and after trainingEffectiveness assessment of public clinical laboratories: the case of Belo Horizonte, Minas Gerais State author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

RICCI, Natalia Aquaroni; WANDERLEY, Fábio da Silva; OLIVEIRA, Marilda Siriani de  and  REBELATTO, José Rubens. O hospital-escola de São Carlos: análise do funcionamento por meio da satisfação dos usuários. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, suppl.1, pp. 1125-1134. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000700044.

O objetivo deste estudo é avaliar a satisfação dos usuários com o hospital-escola de São Carlos nos seis primeiros meses de funcionamento. Amostra é composta por 137 usuários divididos pelo serviço utilizado (internação hospitalar, internação domiciliar, emergência SAMU, emergência demanda espontânea e acolhimento) no hospital. Os usuários foram entrevistados quanto ao perfil sociodemográfico e clínico e avaliação da satisfação com o hospital. A maioria dos usuários era do sexo feminino e na faixa etária de 18 a 45 anos. Os usuários ficaram "muito satisfeitos" (46,2%) com a agilidade no atendimento e com a equipe (52,6%). 59,2% dos usuários ficaram muito satisfeitos com o hospital e 68,6% o consideraram melhor do que imaginavam. Não houve diferença entre serviços na satisfação com a agilidade, ambiente físico e equipe. Houve menor "esclarecimento sobre a saúde" no acolhimento em relação à internação hospitalar e domiciliar (p<0,05). Os usuários da internação hospitalar apresentaram maior satisfação e melhor expectativa do que o acolhimento e emergência SAMU (p<0,05). As características do perfil do usuário com diferenças estatísticas quanto à satisfação foram "a cor da pele" e "plano de saúde". O estudo demonstra que a adoção do modelo de assistência humanizada à saúde, como a proposta do hospital-escola, resulta em satisfação dos seus usuários.

Keywords : Serviços hospitalares; Relações hospital-paciente; Qualidade de assistência à saúde; Assistência hospitalar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese