SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 suppl.1Hospital nutritional care: perception of the nutritionist for humanized attendanceThe importance of oral health in the view of inpatients author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

PAIM, Chennyfer da Rosa Paino  and  ZUCCHI, Paola. Auditoria de avaliação dos serviços de saúde no processo de credenciamento. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, suppl.1, pp. 1163-1171. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000700048.

Este artigo mostra quantas operadoras de planos de saúde, na região metropolitana de São Paulo, fazem auditoria de avaliação da qualidade dos serviços de saúde, quais os requisitos avaliados e qual profissional e critérios para a realização da auditoria. Conforme legislação, a operadora é corresponsável pela assistência oferecida aos seus usuários e a Agência Nacional de Saúde controla os serviços credenciados; sendo assim, a auditoria de avaliação dos serviços vem sendo implementada. Realizada pesquisa por meio de formulário eletrônico, encaminhado a todas as operadoras de saúde da região metropolitana de São Paulo. A amostra constituiu-se de 125 operadoras; 29 afirmaram ter processo de monitoramento e avaliação e, dessas, 26 fazem a visita de avaliação; vinte dispõem de formulário/roteiro de inspeção; dos requisitos, todas avaliam estrutura física e administrativa, 22 funcional; dos profissionais que auditam: 21 enfermeiros; treze administrativos; quatro administradores e dois são médicos; dos critérios de credenciamento, destacaram-se análise da região (96%), localização (88,88%) e preço (36%). Concluímos que essa auditoria é nova e está sendo implementada nas operadoras, não sendo um processo sistematizado.

Keywords : Avaliação de serviços de saúde; Credenciamento de instituições de saúde; Qualidade da assistência à saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese