SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 suppl.1Evaluation auditing of the quality of health care in accreditation of health facilitiesDefinition of abilities profile in public health based on the experience of dentists of public service author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

LIMA, Daniela Coelho de et al. A importância da saúde bucal na ótica de pacientes hospitalizados. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, suppl.1, pp. 1173-1180. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000700049.

A percepção da condição bucal é um importante indicador de saúde, pois sintetiza a condição real de saúde, as respostas subjetivas, os valores e as expectativas culturais. O estudo avaliou a importância da saúde bucal segundo a percepção de pacientes internados em um hospital da cidade de Araçatuba (SP). Foi aplicado um questionário semi-estruturado para a coleta de dados e utilizado para análise estatística o programa Epi Info 2000. Os resultados mostraram que metade dos pacientes haviam realizado a última visita ao cirurgião-dentista em um período compreendido entre seis a doze meses devido a problemas periodontais (35%) e cárie dentária (20%). Observou-se que, embora todos os pacientes considerassem ter uma "boa" higiene bucal, o tratamento periodontal foi identificado como o de maior necessidade entre os pacientes (67,93%). A presença do cirurgião-dentista no corpo clínico hospitalar foi considerada por todos os entrevistados como fundamental para contribuir no cuidado integral à saúde dos pacientes hospitalizados. Quanto ao papel do dentista em um hospital, a grande maioria dos pacientes (90,63%) afirmou ser o "cuidar dos dentes". Assim, conclui-se que todos os pacientes têm conhecimento do quão é importante a manutenção das condições adequadas de saúde bucal, principalmente em pacientes hospitalizados.

Keywords : Saúde bucal; Hospitalização; Assistência à saúde; Humanização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese