SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 suppl.1Definition of abilities profile in public health based on the experience of dentists of public serviceCreation of a data bank for sustainability of leprosy post elimination author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

SANTANA, Rosane Abdala Lins de; BOCHNER, Rosany  and  GUIMARAES, Maria Cristina Soares. Sistema nacional de informações tóxico-farmacológicas: o desafio da padronização dos dados. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, suppl.1, pp. 1191-1200. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000700051.

A incidência de intoxicações e envenenamentos constitui um grave problema de saúde pública. Para esse segmento, a importância de se dispor, a tempo e a hora, de informações fidedignas é condição primordial para se traçarem estratégias eficazes e efetivas de vigilância epidemiológica e sanitária. Para investigar uma faceta da qualidade dos dados registrados no país, sobre este tipo de agravo, este estudo volta-se para os Centros de Informação e Assistência Toxicológica (CIAT), uma das principais fontes para notificação e registro de tais casos, que fornecem dados que são consolidados pelo Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (SINITOX). Partindo do pressuposto que a padronização é uma das principais variáveis que impactam a qualidade dos dados coletados, o estudo visou analisar a maneira como os CIAT interpretam e registram cada um dos eventos a eles notificados. Buscou-se reproduzir as práticas em curso no registro dos casos, com sua lógica e entendimento habitual. Os resultados apontam para o baixo grau de padronização dos dados que chegam ao SINITOX, o que impacta, qualitativamente, as informações geradas por este sistema. Um desenho de estratégias que atuem para aprimorar a padronização dos dados, por certo, conduzirá a um sistema de informação mais robusto e confiável.

Keywords : Padronização; Qualidade de dados; Intoxicação; Sistema de informação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese