SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 suppl.1Brazilian live birth information system: a review studyReliability of data available in the Information System for Live Birth in the city of Teresina, Piauí State, Brazil - 2002 author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

GERHARDT, Tatiana Engel et al. Utilização de serviços de saúde de atenção básica em municípios da metade sul do Rio Grande do Sul: análise baseada em sistemas de informação. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, suppl.1, pp. 1221-1232. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000700054.

Este estudo propõe-se a descrever a oferta e demanda de serviços de saúde de atenção básica em treze municípios da metade sul do Estado do Rio Grande do Sul, por meio de dados secundários provenientes do site do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Foram associados dados de consultas, de procedimentos e de estrutura em serviços de saúde na atenção básica a conceitos presentes em políticas públicas e portaria específica. Realizou-se um estudo quantitativo, analisando frequências absolutas de consultas e procedimentos no período de 2000 a 2005. Os resultados mostram uma diversidade de situações na atenção básica em saúde, possibilitando diferentes interpretações para as situações encontradas. Entre elas, pode-se citar a existência de bancos de dados com subnotificações de consultas e procedimentos, ou mesmo a não oferta e/ou demanda por tais atendimentos. Sugere-se o aprimoramento dos mecanismos disponíveis para a análise dos serviços de saúde de atenção básica, o que facilitará o delineamento dos possíveis fluxos, trajetórias e itinerários terapêuticos dos usuários e o desvelamento de possíveis disparidades locais em saúde.

Keywords : Atenção primária à saúde; Planejamento em saúde; Sistemas de informação; Serviços de saúde [utilização].

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese