SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 suppl.1The role of information as a preventive drug measure among youth at riskSecular trend of growth in Blumenau, Santa Catarina State author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

COSTA, Juliana Martins Barbosa da Silva  and  FRIAS, Paulo Germano de. Avaliação da completitude das variáveis da declaração de óbitos de menores de um ano residentes em Pernambuco, 1997-2005. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, suppl.1, pp. 1267-1274. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000700059.

Com o objetivo de avaliar a completitude das variáveis da declaração de óbito de menores de um ano residentes em Pernambuco, foi realizado um estudo avaliativo, descritivo de série temporal. A população do estudo foi composta pelo total de óbitos de menores de um ano residentes em Pernambuco, no período de 1997 a 2005, contidos na base de dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade, disponibilizados pelo departamento de informática do SUS (DATASUS). Foi calculada a incompletude (branco/ignorado) de cada variável segundo município de residência. Com base nesses dados, foi calculado o percentual de municípios com preenchimento excelente (>95%) e o qui-quadrado de tendência (p>95%). Observou-se um comportamento diferenciado no preenchimento das variáveis da declaração de óbito. Enquanto as variáveis sexo, idade, raça/cor, local de ocorrência, tipo de parto e semanas de gestação apresentaram um incremento no percentual de municípios com preenchimento excelente, as variáveis óbito confirmado por necropsia, realização de cirurgia, exame complementar e assistência médica apresentaram um decréscimo. Ressalta-se a necessidade da adoção de medidas educativas e um maior controle no preenchimento da declaração de óbito.

Keywords : Avaliação; Sistemas de informação; Estatísticas vitais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese