SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 suppl.1Knowledge, attitude and practice on dengue, the vector and control in an urban community of the Northeast Region, BrazilClinical severity and functionality of acute stroke patients attended at the physiotherapy public services of Natal, Rio Grande do Norte State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

FERNANDES, Maria Teresinha de Oliveira; SILVA, Líliam Barbosa  and  SOARES, Sônia Maria. Utilização de tecnologias no trabalho com grupos de diabéticos e hipertensos na Saúde da Família. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, suppl.1, pp. 1331-1340. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000700067.

Este estudo objetivou desvelar as tecnologias de trabalho com grupos junto às pessoas com diabetes e hipertensão na perspectiva dos profissionais da Saúde da Família. Trata-se de pesquisa qualitativa, realizada nas unidades básicas de saúde de um distrito sanitário do Município de Belo Horizonte (MG). Os dados foram analisados segundo a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin. O estudo mostrou que os coordenadores de grupos necessitam de aporte teórico e que existe a incorporação de tecnologias que abrangem o contexto de uma prática ora pouco criticada e diferenciada e ora envolta por elementos diversificados do cuidado. Nesse sentido, espera-se sensibilização para a necessidade da mobilização de tecnologias que possibilitem atitudes humanizadoras, tanto na perspectiva dos coordenadores quanto dos usuários, vez que o olhar para a pessoa com diabetes e hipertensão vai além das vigilâncias relacionadas ao uso dos medicamentos.

Keywords : Estrutura de grupo; Métodos; Diabetes mellitus; Hipertensão; Programa Saúde da Família.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese