SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 suppl.1Clinical severity and functionality of acute stroke patients attended at the physiotherapy public services of Natal, Rio Grande do Norte State, BrazilTranscultural adaptation of the HIV/AIDS-Target Quality of Life for HIV/AIDS for the evaluation of patients' quality of life author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

ISRAEL, Nilda Emiko Nozaki; ANDRADE, Oséias Guimarães de  and  TEIXEIRA, Jorge Juarez Vieira. A percepção do cuidador familiar sobre a recuperação física do idoso em condição de incapacidade funcional. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, suppl.1, pp. 1349-1356. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000700069.

O objetivo deste estudo foi o de identificar percepções de cuidadores familiares sobre o processo de recuperação física de idosos que receberam alta hospitalar em condição de dependência física. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado no período de julho a agosto de 2005, em que seis cuidadores familiares foram entrevistados, em seu próprio domicílio, um mês após a alta hospitalar do idoso. Mediante a transcrição e análise temática, surgiram cincos temas, em destaque: conceito popular de reabilitação, o processo da incapacidade funcional, principais recursos utilizados e a motivação do idoso e do cuidador. Observou-se que estes cuidadores familiares percebem a recuperação física de maneira unificada com o cuidado, uma vez que as suas ações são realizadas para a recuperação integral do idoso.

Keywords : Idoso; Família; Atividades cotidianas; Reabilitação; Cuidador.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese