SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 suppl.1The family caretaker perception about the elderly physical recovery with functional disabilitySocio-political aspects of toxoplasmosis epidemic in Santa Isabel do Ivaí, Paraná State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

MOSER, Ana Maria Martins  and  TRAEBERT, Jefferson. Adaptação transcultural do questionário HIV/AIDS-Target Quality of Life para avaliação da qualidade de vida em pacientes com HIV/aids. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, suppl.1, pp. 1357-1362. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000700070.

O objetivo desse estudo foi realizar a adaptação transcultural do questionário HIV/AIDS-Target Quality of Life Instrument para o português e avaliar suas propriedades psicométricas. Foram realizadas traduções, síntese das traduções, retrotradução, análise por comitê de especialistas, teste da versão pré-final, estudos de validade e confiabilidade. As propriedades psicométricas foram avaliadas pela administração da versão brasileira em cinquenta pacientes consecutivos soropositivos atendidos no Ambulatório de DST/HIV/aids de São Miguel do Oeste (SC). Observou-se a consistência interna através do a-Cronbach. A confiabilidade foi estimada pelo coeficiente de correlação intraclasses e diagrama de Bland-Altmann. A validade foi observada comparando os escores do instrumento com o WHOQOL-HIV-Bref por meio do coeficiente de correlação por postos de Spearman. Os resultados apontaram para um a-Cronbach de 0,893. A correlação inter-entrevistador foi de 0,934 e intra-entrevistador de 0,977. A correlação com WHOQOL-HIV-Bref foi de 0,824. Pôde-se concluir que o processo de adaptação transcultural obteve sucesso e o instrumento adaptado demonstrou boas propriedades psicométricas.

Keywords : Questionários; Comparação transcultural; Qualidade de vida; Síndrome de imunodeficiência adquirida.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese