SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 suppl.1Transcultural adaptation of the HIV/AIDS-Target Quality of Life for HIV/AIDS for the evaluation of patients' quality of lifeSchistosoma mansoni in the context of the Brazilian health policy author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

ALMEIDA, Márcio José de; OLIVEIRA, Luzia Helena Herrmann de; FREIRE, Roberta Lemos  and  NAVARRO, Italmar Teodorico. Aspectos sociopolíticos da epidemia de toxoplasmose em Santa Isabel do Ivaí (PR). Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, suppl.1, pp. 1363-1373. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000700071.

Em 2002, o município de Santa Isabel do Ivaí (PR), em virtude de uma epidemia de toxoplasmose, tornou-se lócus privilegiado de investigações sanitárias. As informações disponíveis indicam tratar-se da maior já registrada no mundo: 426 pessoas apresentaram sorologia sugestiva de infecção aguda por T. gondii (IgM reator). Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de identificar as ações desenvolvidas pelos serviços de saúde e de saneamento durante o período, observando os conflitos políticos ocorridos no processo e identificando as medidas tomadas pelas autoridades sanitárias durante e após a epidemia. Trata-se de um estudo interdisciplinar, que busca a compreensão mais aprofundada e abrangente dos problemas de saúde pública. A investigação foi baseada na análise de conteúdo de documentos da imprensa e institucionais e entrevistas. Segundo dados oficiais, a causa da epidemia foi a contaminação de um dos reservatórios de água que abastecem a cidade. A pesquisa mostrou que fatores de ordem política e social, como a instabilidade partidária e o nível de dependência política da sociedade local, contribuíram para a ocorrência do surto e para as dificuldades enfrentadas pelos agentes de saúde no decorrer da crise.

Keywords : Políticas públicas e saúde; Epidemia de toxoplasmose; Toxoplasma; Saneamento básico e epidemias.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese