SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 suppl.1Hypertension control and related factors at primary care located in the west side of the city of São Paulo, BrazilComparative study about the conceptions of health and disease between social science and dentistry students from a public university of Rio de Janeiro State author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

CARDOSO, Clareci Silva et al. Escalas de satisfação com o atendimento às doenças cardiovasculares: CARDIOSATIS usuário e equipe. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, suppl.1, pp. 1401-1407. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000700075.

A satisfação é uma importante medida da qualidade da atenção, da adesão ao tratamento e uso adequado dos serviços de saúde. O objetivo foi construir as escalas para avaliar a satisfação da equipe médica e de usuários com o atendimento às emergências cardiovasculares oferecido por um projeto de telemedicina. A construção das escalas seguiu os padrões internacionais para criação de instrumentos incluindo a definição operacional do construto satisfação e sua dimensionalidade; a operacionalização dos itens; a realização de pré-teste e o estudo piloto. A revisão de literatura, os grupos focais e discussão com especialistas delimitaram as áreas a serem incluídas nas escalas e a elaboração das questões. A escala CARDIOSATIS-Equipe é composta por quinze itens e a escala CARDIOSATIS-Usuário, por onze, pontuados em escala tipo Likert de cinco pontos, incluindo questões abertas. Englobam informações sobre satisfação com a estrutura física, recursos humanos, capacidade de resolutividade, atenção e cuidados oferecidos pelo serviço, além da satisfação com o atendimento recebido/prestado. As escalas CARDIOSATIS têm mostrado fácil compreensão e aceitação pela equipe médica e pacientes. Resultados preliminares mostraram boas características de validade e confiabilidade dos instrumentos.

Keywords : Escalas de avaliação; Satisfação; Doença cardiovascular; Telemedicina; CARDIOSATIS.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese