SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 suppl.1Satisfaction scales with health care to cardiovascular diseases: CARDIOSATIS patient and teamIntegrality-building in the care of people with diabetes mellitus in a healthcare unit of Feira de Santana, Bahia State author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

TORRES, Myrna de Faria Magalhães; CARVALHO, Fernanda Ribeiro  and  MARTINS, Marisa Drumond. Estudo comparativo da concepção de saúde e doença entre estudantes de odontologia e ciências sociais de uma universidade pública no Estado do Rio de Janeiro. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, suppl.1, pp. 1409-1415. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000700076.

O estudo teve por objetivo avaliar as representações sociais de estudantes dos cursos de odontologia e ciências sociais no processo saúde-doença e o papel do profissional de saúde na sociedade para a formação social dos estudantes de odontologia. Foi realizada uma entrevista semi-estruturada constituída de perguntas de livre associação e perguntas abertas conduzidas por duas pesquisadoras. Os resultados demonstraram que a representação social dos estudantes do primeiro período de ambos os cursos foi semelhante, associando o processo saúde-doença ao conceito de saúde da Organização Mundial de Saúde (OMS), ao passo que os estudantes do último período apresentaram diferenças visíveis, uma vez que os alunos de ciências sociais estabeleceram maior vínculo entre saúde e questões sociais da população, enquanto que os estudantes de odontologia têm a maioria de suas referências relacionadas ao conceito da OMS, as concepções teóricas, abordando aspectos pertinentes à atenção individual e à saúde coletiva. Observou-se, portanto, que ao fim de seu curso, os estudantes de odontologia não demonstram sensibilidade social nem preocupação com os problemas da população, diferenciando-se dos de ciências sociais.

Keywords : Formação profissional; Ciências sociais e odontologia; Saúde e doença; Estudantes de odontologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese