SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 suppl.1Perspectives of physical therapy participation in the Family Health Program for elderly careThe practice of physical activity in the campus of Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

ALMEIDA, Paulo Vicente Bonilha  and  ZANOLLI, Maria de Lurdes. O papel do pediatra no PSF-Paidéia de Campinas (SP). Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, suppl.1, pp. 1479-1488. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000700083.

O Brasil vem implantando o Programa de Saúde da Família, em sua atenção básica à saúde. A composição das equipes do programa tem sido questionada como insuficiente, sendo uma das críticas a ausência do pediatra. Este trabalho analisou parte da experiência do município de Campinas (SP), que implantou o programa com adaptações, entre as quais a existência de pediatra em suas 140 equipes. Utilizando metodologia qualitativa e entrevistas semi-estruturadas, foram entrevistados pediatras e médicos de família de dez equipes, indicadas pelos gestores como as de melhores resultados. O objetivo foi conhecer a visão dos mesmos sobre a atenção à saúde da criança por eles praticada, o papel de cada um e a existência do pediatra no programa. Há uma quase unanimidade de defesa da importância do pediatra na atenção básica por aumentar a resolubilidade da equipe. Porém, são apontadas críticas à sua atuação, muito focada no referencial biomédico e no consultório médico, havendo necessidade de maior envolvimento com o trabalho em equipe, os aspectos psicossociais, a família e o território. É essencial uma melhor capacitação do médico de família e do pediatra frente à complexidade da missão da atenção básica atual.

Keywords : Programa de Saúde da Família; Atenção primária à saúde; Atenção básica à saúde; Pediatra; Médico de família; Saúde da criança e do adolescente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese