SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 suppl.1The pediatrician's role in the Paidéia-Family Health Program in Campinas, São Paulo State, BrazilDifficulties of medical working at the family health program author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

OLIVEIRA, Caroline Silva de et al. A prática de atividade física na cidade universitária da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, suppl.1, pp. 1489-1496. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000700084.

A implementação e o fortalecimento de iniciativas na atividade física e saúde são necessárias para orientar e propor práticas corporais de forma consciente e autônoma. Diante da relevância de levantamento de locais para prática de atividade física na elaboração de políticas públicas e práticas de intervenção, se faz necessário o conhecimento sobre onde e como esta atividade é desenvolvida, além das características de quem a busca. Este estudo teve por objetivos caracterizar os praticantes de atividade física na Cidade Universitária da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), identificar as modalidades e motivos que os levavam a procurar aquele espaço e a importância de orientação profissional para esta prática. A coleta ocorreu por observação e entrevista com 75 indivíduos, em novembro de 2006. Os resultados indicaram que a maior parte eram homens, adultos, praticantes de caminhada e não tinham orientação profissional. Espera-se que estudos sejam realizados, pois estas informações podem colaborar para intervenções e iniciativas de políticas públicas fundamentadas, além de direcionar a elaboração de programas de incentivo à atividade física, como o Atlas do Esporte em âmbito municipal (em operacionalização).

Keywords : Atividade física; Saúde; Qualidade de vida; Atlas do esporte.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese