SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 suppl.1Therapeutic education for diabetics: foot care in the reality of patients and family membersQuantitative and qualitative analysis of the level of knowledge from the physiotherapy student's course, about the performance of the physiotherapist in public health author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

DELAI, Kéllin Daneluz  and  WISNIEWSKI, Miriam Salete Wilk. Inserção do fisioterapeuta no Programa Saúde da Família. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, suppl.1, pp. 1515-1523. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000700087.

Estudo de caráter qualiquantitativo que teve como objetivo principal mapear a inserção do fisioterapeuta no Programa de Saúde da Família (PSF) dos municípios que compõem uma Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) no Rio Grande do Sul. Para tanto, após a identificação dos municípios que compõem a referida coordenadoria e profissionais fisioterapeutas atuantes nessas cidades, enviou-se, via e-mail, um questionário pré-elaborado, contendo perguntas abertas e fechadas acerca da temática. O estudo foi realizado no período de agosto a outubro de 2007. Os resultados obtidos demonstraram que, nos municípios em estudo, nenhum fisioterapeuta está inserido no PSF. Existem municípios que não disponibilizam o serviço de fisioterapia. E a percepção dos profissionais fisioterapeutas, acerca de sua participação no programa está direcionada ao interesse na atuação junto à comunidade de forma preventiva. Conclui-se, assim, que há um desconhecimento sobre as competências do profissional fisioterapeuta por parte dos gestores municipais e falta de reconhecimento do fisioterapeuta no que diz respeito à atuação preventiva e da fisioterapia como área da Saúde com participação tão importante quanto às demais, inseridas no PSF. Já no contexto das novas políticas de saúde vigentes, a fisioterapia tem lugar importante no que diz respeito à atuação na coletividade.

Keywords : Programa Saúde da Família; Fisioterapia; Prevenção primária.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese