SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 suppl.1The humanization and the formation of the professional in physiotherapyHealth education and their representations among dental students author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Ciência & Saúde Coletiva

On-line version ISSN 1678-4561Print version ISSN 1413-8123

Abstract

CERVERA, Diana Patrícia Patino; PARREIRA, Bibiane Dias Miranda  and  GOULART, Bethania Ferreira. Educação em saúde: percepção dos enfermeiros da atenção básica em Uberaba (MG). Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, suppl.1, pp.1547-1554. ISSN 1678-4561.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000700090.

A educação em saúde é uma forte ferramenta que valoriza os contextos sociais, econômicos e culturais da comunidade, aliados ao processo de promoção da saúde. O objetivo deste estudo foi conhecer a percepção dos enfermeiros, vinculados à Estratégia Saúde da Família, sobre a educação em saúde, em Uberaba (MG). O estudo foi descritivo, de abordagem qualitativa, utilizando-se o método de análise temática. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com vinte enfermeiros da Estratégia Saúde da família (ESF) do referido município. Das informações obtidas, foram abstraídos cinco temas: conceituação; postura; educação bancária; crescimento profissional e ação pontual. Foi possível identificar que no cotidiano os sujeitos apresentam uma perspectiva de educação em saúde ampla, com uma relação próxima dos profissionais a esta prática. Porém, os trabalhadores ainda percebem esta estratégia de uma forma verticalizada, institucionalizada, com um sentido único profissional-usuário. Acredita-se que este estudo poderá contribuir para uma reflexão a respeito do tema na prática, podendo assim possibilitar a construção de um novo olhar sobre a educação em saúde, pautado em relações dialógicas e na valorização do saber popular.

Keywords : Promoção da saúde; Educação em saúde; Saúde coletiva.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )