SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 suppl.1Health education: perception of primary health care nurses in Uberaba, Minas Gerais StateFreire's pedagogy as a method to prevent diseases author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

MIALHE, Fábio Luiz  and  SILVA, Cristiane Maria da Costa. A educação em saúde e suas representações entre alunos de um curso de odontologia. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, suppl.1, pp. 1555-1561. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000700091.

A educação em saúde é um importante instrumento para se promover a participação ativa das pessoas na conquista de sua autonomia. Desta forma, este estudo exploratório, de abordagem qualitativa, objetivou avaliar as representações em educação em saúde de graduandos de um curso de odontologia, trazendo à tona dados para a discussão sobre quais concepções têm sustentado suas práticas educativas. Os dados foram coletados por meio de um instrumento contendo a seguinte questão: particularmente, o que você entende por educação em saúde? O mesmo foi aplicado em 67 acadêmicos do último ano do curso, perfazendo 85,3 % da população-alvo. A análise dos dados foi realizada segundo os pressupostos metodológicos qualitativos do discurso do sujeito coletivo. Os resultados evidenciaram que o conceito de educação em saúde dos acadêmicos está fortemente ligado ao conceito positivista de ensinamento, instrução e prevenção de doenças, pautados na ideia de que a falta de informações dos indivíduos é que os induz a não exercerem práticas saudáveis em saúde, sendo função do profissional educar as pessoas neste sentido. Observou-se a necessidade de estratégias de ensino-aprendizagem voltadas a transformar a representação da educação em saúde por parte dos acadêmicos.

Keywords : Educação em saúde; Educação superior em odontologia; Saúde bucal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese