SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 suppl.1Health education and their representations among dental studentsFrom fantasy to reality: understanding the way of playing of institutionalized children victims of violence through therapeutic play author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

BESERRA, Eveline Pinheiro et al. Pedagogia freireana como método de prevenção de doenças. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, suppl.1, pp. 1563-1570. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000700092.

As ações de promoção da saúde voltadas para o grupo de adolescentes devem contemplar a saúde sexual e reprodutiva, levando em consideração as dúvidas acerca da temática abordada. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com o objetivo de investigar a sexualidade de adolescentes do sexo masculino com a implementação do círculo de cultura como ação educativa na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Foi realizada numa escola pública em Fortaleza (CE), com dez meninos entre catorze e dezesseis anos, no período de agosto a novembro de 2007. Adotou-se o círculo de cultura, pedagogia freireana dialógica, como percurso metodológico. Observou-se que os meninos associam o sexo à sexualidade de forma predominante e que tinham pouca compreensão das vulnerabilidades a que estavam expostos numa prática sexual desprotegida, uma vez que demonstraram ser incentivados precocemente ao início da vida sexual, muitas vezes sem reflexão prévia de suas possíveis consequências. Evidenciou-se a necessidade de ações educativas, como o círculo de cultura, que propiciam ao jovem expor suas dúvidas e conhecer os meios de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, como também capacitá-los a repensar condutas a fim de alcançar melhor qualidade de vida em sua sexualidade.

Keywords : Educação em saúde; Adolescência; Doenças sexualmente transmissíveis.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese