SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 suppl.1Freire's pedagogy as a method to prevent diseasesPrevalence and factors associated to overweight and obesity in public schools author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

GIACOMELLO, Karina Jorgino  and  MELO, Luciana de Lione. Do faz de conta à realidade: compreendendo o brincar de crianças institucionalizadas vítimas de violência por meio do brinquedo terapêutico. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, suppl.1, pp. 1571-1580. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000700093.

Trata-se de uma pesquisa qualitativa embasada no referencial da fenomenologia análise da estrutura do fenômeno situado, cujo objetivo é compreender a criança institucionalizada vítima de violência por meio de sessões de brinquedo terapêutico. Participaram três crianças abrigadas em idade pré-escolar, sendo um menino e duas meninas. As sessões de brinquedo terapêutico do tipo dramático foram realizadas em um local reservado, variando de trinta a cinquenta minutos, com a seguinte proposta norteadora: "Vamos brincar de uma criança que mora no abrigo?" Foi possível apreender duas amplas categorias temáticas: o brincar e o faz de conta e o brincar e a realidade. Ao brincar de faz de conta, ora de modo tranquilo, ora de modo violento, as crianças trouxeram conteúdos que evidenciaram situações de seu cotidiano familiar. Ao exporem sua realidade, as crianças abordaram questões sobre a instituição de abrigamento e a vinculação com estes profissionais e com os familiares. É possível afirmar que o brinquedo terapêutico permitiu uma comunicação eficaz da criança por meio da expressão de seus sentimentos, de seus desejos, de suas experiências vividas, de críticas ao meio onde vive e às relações familiares, além de possibilitar um momento de prazer e de descontração.

Keywords : Criança institucionalizada; Violência; Jogos e brinquedos; Pesquisa qualitativa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese