SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 suppl.1Prevalence and factors associated to overweight and obesity in public schoolsThe contributions of developmental science to the health psychology author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

ALMEIDA, Fernanda Campos Sousa de et al. Popularização do autoexame da boca: um exemplo de educação não formal - Parte II. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, suppl.1, pp. 1589-1598. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000700095.

Um dos maiores desafios das universidades, em especial das públicas, é transpor o conhecimento científico produzido entre seus muros para a população em geral. A educação não formal é uma ferramenta importante e ainda pouco utilizada pelos pesquisadores e docentes para aproximar o cotidiano do conhecimento científico. O câncer de boca atinge mais 11.000 brasileiros por ano. A despeito da alta incidência, esta patologia é ainda pouco conhecida da população em geral e de parte da classe médica e odontológica. Baseando-se nos dados epidemiológicos, em pesquisas e artigos científicos, o câncer de boca foi o tema eleito para a ação em educação e comunicação da primeira campanha nacional, de caráter não governamental, de prevenção de câncer de boca, um ótimo exemplo de como isso pode ser feito. Este trabalho se propõe a descrever a metodologia de comunicação utilizada e os resultados obtidos nesta experiência.

Keywords : Prevenção; Educação não formal; Câncer de boca; Campanha; Comunicação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese