SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 suppl.1Popularization of oral self-examination: an example of non formal education - Part IIReflections on the education of health professionals author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

CERQUEIRA-SILVA, Simone; DESSEN, Maria Auxiliadora  and  COSTA JUNIOR, Áderson Luiz. As contribuições da ciência do desenvolvimento para a psicologia da saúde. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, suppl.1, pp. 1599-1609. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000700096.

A ciência do desenvolvimento humano vem estimulando uma nova visão sobre a pesquisa em saúde, destacando variáveis contextuais e ecológicas que influenciam o processo de desenvolvimento e condicionam o diagnóstico, o tratamento e o prognóstico de indivíduos e grupos. O objetivo deste artigo é discutir as implicações da ciência do desenvolvimento humano à psicologia da saúde, área de intervenção educacional voltada aos diversos contextos de tratamento de saúde. Pretende-se, ainda, analisar criticamente alguns aspectos metodológicos dos estudos da área e apontar tendências atuais e futuras para uma análise mais funcional do processo saúde-doença. Espera-se que os profissionais de saúde se beneficiem dos argumentos e modelos propostos pela ciência do desenvolvimento humano, construindo ambientes de cuidados mais adequados às necessidades psicossociais de pacientes e familiares.

Keywords : Psicologia da saúde; Ciência do desenvolvimento humano; Modelo bioecológico; Métodos de pesquisa em psicologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese