SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 suppl.1The contributions of developmental science to the health psychologyPsychosocial aspects of teenager in Aracaju, Sergipe State, related to oral health perception author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

NAMEN, Fátima Maria  and  GALAN JR., João. Reflexões sobre a educação de profissionais da área de saúde. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, suppl.1, pp. 1611-1619. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000700097.

O objetivo do presente ensaio é o levantamento de polêmicas sobre a educação como um todo e o conhecimento científico como alicerces importantes na formação acadêmica. Acreditando que a busca incessante dos cursos de pós-graduação não se deveria restringir às teses como mera formalização, questiona-se a dinâmica metodológica do conhecimento, bem como verdade e saber. A condição humana é introduzida como um tema que faz um viés com a era dita pós-moderna, discutindo a liquidez e efemeridades humanas. A complexidade e interdisciplinaridade foram questionadas como um novo formato de trabalho. A abordagem da pesquisa qualitativa correlaciona-se com a questão humana e existencial. Além de outros tópicos a respeito de educação e pesquisa tais como bioética, viabilidade da pesquisa desinteressada, produção massificante e teses bem direcionadas, quisemos mostrar o quanto o processo de educação e conhecimento podem formar eventos para que o aluno se torne sujeito, um indivíduo com autocrítica e com postura dialética.

Keywords : Educação; Saúde; Conhecimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese