SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 suppl.1Psychosocial aspects of teenager in Aracaju, Sergipe State, related to oral health perceptionThe popular zootherapy in Bahia state: registration of new animal species used as medicinal resources author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

VOSGERAU, Milene Zanoni da Silva et al. Consumo de medicamentos entre adultos na área de abrangência de uma Unidade de Saúde da Família. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, suppl.1, pp. 1629-1638. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000700099.

No Brasil, são poucos os estudos sobre consumo de medicamentos em adultos. Assim, o objetivo de pesquisa foi verificar o perfil de consumo de medicamentos e identificar fatores associados ao uso entre adultos de vinte a 59 anos. O delineamento da pesquisa foi transversal. A amostra foi composta por 374 indivíduos da área de abrangência de uma unidade saúde da família de Ponta Grossa (PR). As entrevistas ocorreram entre dezembro de 2006 e janeiro de 2007. O período recordatório foi de sete dias. Os medicamentos foram classificados segundo a Anatomical Therapeutic Chemical Classification. Testes de qui quadrado e de regressão logística foram utilizados para análise estatística. A prevalência de consumo de medicamentos foi de 67,1%. A utilização variou entre um e dezessete medicamentos. O analgésico foi a classe terapêutica mais consumida. Após análise multivariada, as variáveis que permaneceram associadas significativamente foram sexo, autopercepção de saúde, presença de doenças crônicas e filiação a plano de saúde. A farmácia comercial foi o principal local de acesso aos medicamentos (63,6%). A prevalência de consumo de medicamentos foi semelhante à encontrada em estudo nacional e internacional. Os achados desta pesquisa poderão nortear as ações das equipes saúde da família.

Keywords : Uso de medicamentos; Farmacoepidemiologia; Prevalência; Programa Saúde da Família.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese