SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue10Anemia in students at public schools in Recife: a study of temporal trendsImplementation and impact of the National Iron Supplementation Program in the city of Viçosa, State of Minas Gerais author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Ciência & Saúde Coletiva

On-line version ISSN 1678-4561Print version ISSN 1413-8123

Abstract

SOUZA, Maximiliano Loiola Ponte de; DESLANDES, Suely Ferreira  and  GARNELO, Luíza. Histórias-míticas e construção da pessoa: ambiguidade dos corpos e juventude indígena em um contexto de transformações. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, n.10, pp.401-4010. ISSN 1678-4561.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011001100005.

As representações sobre a juventude variam histórica e culturalmente. No Alto Rio Negro, vivem grupos indígenas com mais de três séculos de contato com o mundo não-indígena. Nos últimos anos, os rituais de iniciação masculina foram suprimidos e houve a introdução da escola formal. Estes acontecimentos geraram ressignificações nas formas de representar as diferentes fases da vida. Neste trabalho objetivou-se compreender a construção das representações sobre a juventude indígena; como elas se correlacionam com as demais fases do ciclo vital e como contribuem para configurar práticas sociais estruturadas em torno deste grupo social. Analisaram-se diversas histó­rias-míticas que tratam das relações intergeracionais; estas foram correlacionadas com os termos designativos das diversas da vida, com as outras narrativas nativas e com dados obtidos a partir da observação participante. O estudo conclui que as representações sobre juventude são configuradas pelos papeis sociais de iniciandos/iniciados, fundidos na atualidade, de modo contraditório, numa categoria genérica e prolongada de estudante, desprovida de estatuto sociológico próprio, alongando a condição liminar desta fase da vida.

Keywords : Índios sul-americanos; Juventude; Mudança cultural.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )