SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue10Mythical stories and the construction of the individual: ambiguity of the bodies and indigenous youth in a context of transformationSocial forces and the communicative scenario in health education: the case of the growth and development program author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

AZEREDO, Catarina Machado et al. Implantação e impacto do Programa Nacional de Suplementação de Ferro no município de Viçosa - MG. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, n.10, pp. 4011-4022. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011001100006.

Objetivou-se avaliar a implantação do Programa Nacional de Suplementação de Ferro no município de Viçosa/MG e seu impacto em lactentes não anêmicos de 6 a 18 meses de idade, atendidos pelas Equipes de Saúde da Família. Realizou-se entrevistas aos profissionais de nível superior e às mães/responsáveis pelas crianças. As crianças não anêmicas e que não recebiam suplementação anteriormente (n=133) foram suplementadas com xarope de sulfato ferroso por seis meses. Realizou-se dosagem de hemoglobina, avaliação antropométrica e de condições socioeconômicas, antes e após os seis meses. Classificou-se como alta adesão as crianças que ingeriram 75% ou mais da dose prescrita e como baixa adesão as demais, de acordo com o referido pelas mães. Sobre a implantação do PNSF no município, observou-se que o sistema de distribuição nem sempre foi acessível ao grupo prioritário e houve ausência de capacitação e motivação da maioria dos Agentes Comunitários de Saúde; sobre o grupo prioritário observou-se ausência de divulgação para promoção do PNSF, além de sensibilização e educação somente de parte das mães; quanto ao suplemento as crianças tiveram baixa adesão e a dosagem não foi efetiva na prevenção da anemia. Portanto, a implantação do PNSF no município revelou entraves operacionais importantes.

Keywords : Avaliação em saúde; Anemia ferropriva; Prevenção de doenças.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese