SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue10Self-perception and malocclusion and their relation to oral appearance and functionQuality of life and oral health in children - Part I: Brazilian version of the Child Perceptions Questionnaire 8-10 author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

RISSIN, Anete; FIGUEIROA, José Natal; BENICIO, Maria Helena D'Aquino  and  BATISTA FILHO, Malaquias. Retardo estatural em menores de cinco anos: um estudo "baseline". Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, n.10, pp. 4067-4076. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011001100012.

OBJETIVO: Descrever a prevalência e analisar fatores associados ao retardo estatural em menores de cinco anos. MÉTODOS: Estudo "baseline", que analisou 2.040 crianças, verificando possíveis associações entre o retardo estatural (índice altura/idade < 2 escores Z) e variáveis hierarquizadas em seis blocos: socioeconômicas, do domicílio, do saneamento, maternas, biológicas e de acesso aos serviços de saúde. A análise multivariada foi realizada por regressão de Poisson, com opção de erro padrão robusto, obtendo-se as razões de prevalência ajustadas, com IC 95% e respectivos valores de significância. RESULTADOS: Entre as variáveis não dicotômicas, houve associação positiva com o tipo de teto e o número de moradores por cômodo e associação negativa com renda, escolaridade da mãe e peso ao nascer. A análise ajustada indicou ainda como variáveis significantes: abastecimento de água, visita do agente comunitário de saúde, local do parto, internação por diarreia e internação por pneumonia. CONCLUSÃO: Os fatores identificados como de risco para o retardo estatural configuram a multicausalidade do problema, implicando na necessidade de intervenções multisetoriais e multiníveis para o seu controle.

Keywords : Retardo estatural; Desnutrição; Análise multivariada; Modelo hierarquizado.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese