SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue10Factors associated with the degree of participation in physical activities among students of a public university in the south of BrazilDental pain in the previous 3 months in adolescents and Family Health Strategy: the comparison between two areas with different to oralhealth care approaches author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

CYPRIANO, Silvia et al. Fatores associados à experiência de cárie em escolares de um município com baixa prevalência de cárie dentária. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, n.10, pp. 4095-4106. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011001100015.

A literatura tem mostrado que piores níveis de saúde bucal estão mais frequentemente relacionados a baixos níveis socioeconômicos, assim este estudo transversal de caráter exploratório investigou a associação entre experiência de cárie e fatores socioeconômicos, acesso a serviços, autopercepção e hábitos em 266 escolares de 12 anos de idade de uma localidade com baixa prevalência de cárie dentária em 2003. Utilizou-se critérios de diagnóstico para cárie dentária da Organização Mundial da Saúde e aplicou-se questionário socioecômico e comportamental. Para a identificação dos fatores associados à experiência de cárie utilizou-se a análise de regressão logística multivariada. A variável dependente foi dicotomizada em CPOD=O e CPOD>0. Considerando as limitações de um estudo transversal, não gostar da aparência dos dentes, procurar atendimento odontológico por dor, estudar em escola pública e o responsável da família ser trabalhador manual foram independentemente associados à experiência de cárie. Mesmo em um município com baixa prevalência de cárie os fatores socioeconômicos, o acesso a serviço odontológico e a autopercepção da saúde bucal foram importantes para a ocorrência da cárie, recomendando-se que diversos fatores sejam investigados dentro do contexto biopsicossocial da sua multifatoriedade.

Keywords : Cárie dentária; Índice CPO; Saúde bucal; Fatores socioeconômicos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese