SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue10Collaboration and participation of children in speech therapy careChild sexual abuse: municipal Health Department measures to ensure care author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

LAMY FILHO, Fernando; MEDEIROS, Sandra Maria de; LAMY, Zeni Carvalho  and  MOREIRA, Maria Elizabeth Lopes. Ambiente domiciliar e alterações do desenvolvimento em crianças de comunidade da periferia de São Luís - MA. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, n.10, pp. 4181-4187. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011001100023.

Na primeira infância, os principais vínculos da criança são estabelecidos no ambiente doméstico. Este é fundamental quanto à oferta de estímulos que podem influenciar seu desenvolvimento. Com o objetivo de analisar o ambiente domiciliar de crianças de 2 anos de idade, quanto à oferta de estímulos e à sua relação com suspeitas de atrasos de desenvolvimento, realizou-se estudo transversal, em comunidade de baixa renda na periferia de São Luis. Calculou-se amostra aleatória de 176 crianças de 2 anos de idade cadastradas em unidades de saúde da comunidade. Utilizaram-se dois instrumentos validados: o Inventory Home (medida de estímulos domiciliares) e a Gesell Scale (medida de desenvolvimento). Os dados foram coletados nas próprias casas. Foram realizadas regressões logísticas tendo como variáveis resposta o HOME (baixo ou médio/alto) e Gesell (com suspeita de atraso ou s/atraso). Renda familiar baixa, baixa escolaridade materna e paterna, nº de residentes, nº de filhos < 5 anos e baixo nº de cômodos foram fatores de risco para HOME baixo. Este, por sua vez, associou-se com a suspeita de atraso no desenvolvimento (Gesell baixo). A qualidade e a quantidade de estímulos ambientais presentes no contexto familiar mostraram-se fundamentais para o desenvolvimento global das crianças avaliadas.

Keywords : Ambiente doméstico; Desenvolvimento infantil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese